Quatre Recursos Humanos

Blog da Quatre

07 junho

0

Como R&S pode contribuir para T&D?

Confira a entrevista realizada com a Diretora da Quatre, Daniela Vidigal ao blog ‘Para falar de Educação Corporativa’, sobre o tema ”Como R&S pode contribuir para T&D? ”.

”educacaonaemrpesa.blogspot.com entrevista Daniela Vidigal Godinho (Quatre-RH)

Hoje, com muita satisfação, o blog traz sua primeira entrevista com um profissional do mercado de RH, para contribuir com as nossas discussões. E o tema de hoje surgiu, felizmente, de um comentário da Carla Sampaio, nossa seguidora do blog, que levantou “a necessidade da integração dos subsistemas de RH, onde o R&S deveria ter o papel de pontuar a área de T&D, após a contratação de um profissional, sobre os principais gaps a serem desenvolvidos. Dessa forma, os resultados das avaliações de desempenho poderiam se tornar melhores e o profissional mais bem preparado para esse cenário agressivo, onde se exige da empresa um dinamismo cada vez maior”.

Instigado pela mensagem tão contundente da nossa seguidora, fui buscar na minha rede alguém que pudesse contribuir ainda mais com a questão pontuada. Assim, acionei uma grande parceira e-Lead, Daniela Vidigal Godinho, a quem agradeço muito pela contribuição. Ela é Cientista Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, International Coach certificada pela ICC (International Coaching Community), atuante há mais de 15 anos na área de Recursos Humanos e uma das diretoras da Quatre Recursos Humanos.

Confiram abaixo a nossa entrevista!

Educacaonaempresa.blogspot.com: Como diretora da Quatre Recursos Humanos, como você avalia hoje o mercado de mão-de-obra em relação à qualificação dos profissionais?

Daniela Vidigal Godinho: Evidentemente o Brasil não estava preparado para o grande aumento da demanda por profissionais. A reação do Brasil à crise financeira de 2008 e toda a conjuntura macroeconômica global culminaram em novos investimentos em nosso país, tanto internos como vindos de outros países, o que explica o aumento na oferta de oportunidades de trabalho.

Educacaonaempresa.blogspot.com: A que você atribui a dificuldade tão falada ultimamente em encontrar profissionais qualificados para recrutamento e seleção?

Daniela Vidigal Godinho: Há um déficit se confrontamos a disponibilidade de “mão-de-obra” frente às atuais demandas. Esse é, portanto, o aspecto quantitativo do problema, que é mais grave em certas áreas (a exemplo de óleo e gás, mineração, construção civil, tecnologia etc.) que em outras.
Paralelamente, a dinâmica do atual cenário exige diversas competências tanto técnicas, quanto comportamentais e de gestão, que não necessariamente se encontram já desenvolvidas em muitos profissionais. Nesse aspecto “qualitativo”, há tanto os profissionais que receberam uma educação de nível superior de qualidade “duvidosa”, quanto aqueles cuja “atitude” não se mostra pronta para fazer frente ao que se exige.

Esse cenário tem tido como conseqüência uma série de fatores e ações para se enfrentar o que se chama apropriadamente de “apagão de mão-de-obra”. Entre esses diversos fatores e ações, destaco o retorno de muitos executivos brasileiros expatriados; o reingresso no mercado de trabalho de muitos profissionais aposentados; o aumento da imigração laboral no Brasil com a chegada de estrangeiros em busca de trabalho; fortíssimas políticas de retenção por parte das empresas na tentativa de evitar a temível evasão de talentos. Ocasionalmente, temos visto demissão de profissionais por inadequação às novas e elevadas exigências, mas isso não chega a criar uma “massa crítica”, uma tendência estatística.

Educacaonaempresa.blogspot.com: Você acredita que o Recrutamente &Seleção pode contribuir para as estratégias de formação nas empresas? Como?

Daniela Vidigal Godinho: Os processos de Recrutamento & Seleção acabam funcionando como um termômetro muito imediato dessa realidade e “mapeiam” o cenário – o que é até mesmo uma pré-condição de sua operacionalização, de seu desenvolvimento. Certamente essas impressões podem ajudar a criar diretrizes de Treinamento & Desenvolvimento nas áreas mais deficitárias.

Educacaonaempresa.blogspot.com: Qual a responsabilidade das empresas e como podem contribuir para diminuir a defasagem de educação profissional no mercado?

Daniela Vidigal Godinho: Sem dúvida que investir em Treinamento& Desenvolvimento, bem como em processos de Coaching, é a medida que pode trazer soluções mais rápidas e eficazes. E é o que as empresas mais “dinâmicas” e atentas já estão fazendo.

Educacaonaempresa.blogspot.com: Cite cases ou situações em que o seu trabalho com Recrutamento & Seleção foi norteador para ações de T&D e formação junto a seus clientes/parceiros:

Daniela Vidigal Godinho: Uma empresa chegada de outro país não contava com a falta de profissionais qualificados na área de TI, que são a base de sua operação e de seu negócio. E a demanda de contratação era da ordem dos milhares. Além disso, demandava equipes bilíngües e a fluência em inglês era fundamental para a operação, que não se restringe ao Brasil. Essa competência em inglês também tem estado abaixo das necessidades que se apresentam.

Essa grande corporação, a partir do trabalho de Recrutamento & Seleção realizado pela Quatre e toda a métrica gerada pela busca por preencher tais posições, acabou por servir como base na decisão pelo investimento sistemático em treinamento, tanto na qualificação técnica em tecnologia e softwares específicos, quanto na habilidade em idiomas.

Para dar minha contribuição ao tema, acredito que o R&S pode sim agregar muito ao trabalho com T&D, na perspectiva da educação corporativa estratégica. O uso de indicadores como número de candidatos recrutados por área e seu turn-over, confrontados com causas de dispensa e os desenhos dos cargos (o que a empresa espera do funcionário, seu perfil e atribuições) é um trabalho minucioso que gera bons resultados porque auxilia a mapear necessidades de investimento em competências específicas do negócio.

Essa ampliação da visão de todos os subsistemas de RH é extremamente importante para melhorar os resultados e dar mais credibilidade à área.

Fonte: http://educacaonaempresa.blogspot.com/

Categorias: Comunicados

Comentários

Rua Antônio de Albuquerque, 330 (9º andar)
CEP 30.112-010 | Savassi | Belo Horizonte/MG | Brasil

(31) 3500-7165

quatre@quatre.com.br

cafélaranja