Quatre Recursos Humanos

Blog da Quatre

26 agosto

0

Desemprego na RMBH em julho foi de 8,3%

de Juliana Gontijo, do Diário do Comércio

Resultado mais baixo desde 1996.

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) caiu 0,2 ponto percentual em julho e fechou o mês em 8,3%, após alcançar 8,5% em junho, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Fundação João Pinheiro (FJP), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), divulgada ontem. O resultado do sétimo mês deste ano foi o mais baixo da série histórica, iniciada em 1996, para o período e o menor de 2010 até o momento.

De acordo com o coordenador técnico do levantamento, Mário Marcos Sampaio Rodarte, o resultado se deve à redução de 0,2% (6 mil) no número de pessoas economicamente ativas e à estabilidade no contingente de ocupados.

Em julho contra o mês anterior, a construção civil foi a atividade que apresentou o incremento mais expressivo na criação de vagas, com alta de 6,5%, ou 11 mil postos a mais. Outro segmento que registrou resultado positivo foi o comércio, com 3,6%, ou 12 mil vagas.

Já a indústria apresentou recuo de 5% no número de ocupados na RMBH nesse tipo de comparação. Foram 16 mil postos de trabalho a menos. Em seguida, se destaca negativamente a categoria “outros”, que inclui serviços domésticos, agricultura, pecuária, extração vegetal e outras atividades, com retração de 2% ou menos 3 mil vagas. O segmento de serviços também registrou recuo, mas num patamar menor (-0,3%), o que significou queda de 4 mil vagas na Grande BH.

Conforme o levantamento, em julho a RMBH teria 205 mil desempregados, enquanto que em junho do mesmo ano eram 211 mil, o que representou recuo de 2,8%. Na comparação com julho passado, a queda é ainda maior (-25,2%). Naquele mês, o contigente de pessoas sem emprego chegava a 274 mil.

A População Economicamente Ativa no sétimo mês de 2010 foi estimada em 2,471 milhões, total -0,2% inferior ao contabilizado em junho do presente ano (2,477 milhões). Na comparação com julho de 2009, também foi verificado recuo (-1% ou 2,495 milhões). Em julho, o número de ocupados na RMBH permaneceu estável frente ao ano anterior e foi estimado em 2,266 milhões.

De acordo com a pesquisa, o tempo médio de procura por um emprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte foi de 43 semanas, uma a menos em relação ao mês anterior. No que se refere à forma de contratação, no sétimo mês deste ano foi verificado redução do total de assalariados (-16 mil), reflexo da redução do emprego público (-9 mil) e privado (-7 mil).

Fonte: http://www.diariodocomercio.com.br/

Categorias: Comunicados

Comentários

Rua Antônio de Albuquerque, 330 (9º andar)
CEP 30.112-010 | Savassi | Belo Horizonte/MG | Brasil

(31) 3500-7165

quatre@quatre.com.br

cafélaranja