Quatre Recursos Humanos

Blog da Quatre

18 outubro

0

Primeiro Emprego: Caminhos para a conquista

Lena Vidigal, diretora da Quatre Consultores em Recursos Humanos

Tanto tem se falado sobre o assunto embora nada de efetivo, até então, tenha sido formatado para minimizar a enorme dificuldade dos jovens em ingressar no mercado de trabalho, após conclusão de cursos, quer sejam de nível técnico ou graduação.

Sabemos todos que o tão “famoso” diploma, não é mais a entrada garantida para o universo do trabalho.

As exigências são crescentes em se tratando de qualificação, competências e habilidades pessoais. Os estudantes precisam ter a clareza de que a carreira profissional não inicia com o término de um curso mas, com certeza, no seu início. O jovem profissional começa a ser formado no “banco escolar”.

Dedicação e interesse em querer ir além do que é exigido pela escola é um grande investimento, consequentemente,um grande diferencial

Estagiar desde os primeiros períodos é de importância vital. Remunerado ou não, o que vale é o aprendizado que o estágio propicia, pois as experiências adquiridas são, reconhecidamente, valorizadas pelos empregadores.

Os estágios são imprescindíveis para a familiarização com atividades que vão contribuir em muito para a definição do foco de interesses que futuramente deverá ser dado à carreira profissional. Fazer escolhas não é tarefa das mais fáceis, porém, com a clareza das experiências acumuladas, tem-se um ganho em segurança para optar por diferentes caminhos.

Após a graduação, os programas de “trainee” são excelentes oportunidades para o ingresso em grandes empresas, onde são amplos os investimentos na qualificação dos jovens profissionais, visando formar seus futuros executivos.

Voltamos, novamente, ao “banco das escolas”. Somente os alunos que se destacam durante o curso , com excelentes notas e fluência em um idioma – quase sempre o inglês, são aprovados nas seleções bastante rigorosas de tais programas.

Atualmente o mercado de trabalho valoriza profissionais com perfis multifuncionais, ou seja, aqueles que dominam vários conhecimentos, não significando saber superficialmente sobre vários assuntos mas, pelo contrário, conhecer com profundidade sobre todas as funções que se propõe a executar.

Analisadas as questões anteriores, cabem alguns alertas aos jovens:

  • Ampliar a rede de contatos extra família e amigos;
  • Pesquisar oportunidades em sites e grandes empresas;
  • Procurar estágios cujas atividades agreguem conhecimento à sua área de formação;
  • Buscar aprender com quem sabe mais;
  • Procurar executar atividades desafiadoras;
  • Nunca se considerar pronto, há sempre mais a aprender;
  • A responsabilidade pelo crescimento pessoal e profissional é de casa um;

Enfim, torna-se evidente que atualizar-se continuamente, ao mesmo tempo em que se busca o desenvolvimento de habilidades pessoais é o caminho para o sucesso e realização profissional.

Categorias: Comunicados

Comentários

Rua Antônio de Albuquerque, 330 (9º andar)
CEP 30.112-010 | Savassi | Belo Horizonte/MG | Brasil

(31) 3500-7165

quatre@quatre.com.br

cafélaranja